Entidade Sindical Representativa da Categoria – Base Territorial Nacional Fundada em 10/05/1992
Registro no Mtb/AESB sob nº 24.000.04848/92 Código da Entidade Sindical nº 005.371.000-0 – CNPJ/MF 71.742.126/0001-80

Fenatest completa 30 anos de fundação

Por Laís Helena de Mello Pontim / Jornalista da Revista Proteção

Hoje, 10 de maio, a Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho), está completando o seu 30º aniversário. Segundo José Augusto da Silva Filho, um dos fundadores e primeiro presidente da entidade, a Fenatest foi criada e fundada na cidade de Vitória, dentro da Escola Técnica Federal do Espírito Santo, por iniciativa dos sindicatos de técnicos de Segurança do Trabalho da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

O ex-presidente José Augusto conta que após a sua fundação, a entidade avançou e passou a exercer um papel maior junto aos seus afiliados e categoria. Ele explica que o objetivo da Federação é dar diretrizes, debater e orientar os sindicatos de TST. Com a intenção de projetá-la nacionalmente e internacionalmente, já foram realizados três congressos internacionais no Brasil, além de visitas à sede da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Genebra, na Suíça. “Uma das bandeiras da Fenatest, atualmente, é a luta contra a tentativa de terceirização do SESMT, prevista na revisão da atual NR 4, item 4.7, Prestação de serviço por empresa especializada. Um verdadeiro desafio. Parabéns, Fenatest. Vida longa!”, destaca.

Atualmente a entidade é presidida por Hildemar de Jesus Nina, técnico de Segurança do Trabalho que também está à frente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Maranhão. Hildemar ressalta que a comemoração dos 30 anos de vida da FENATEST é de suma importância para todos e reflete sobre a evolução da entidade ao longo desses anos. “Neste 10 de maio, completamos 30 anos trabalhando incansavelmente para contribuir com o processo formativo, reflexivo e crítico dos profissionais da área de segurança do trabalho. Podemos afirmar com convicção que a dedicação em oferecer um serviço de qualidade, manifesta-se nas coisas mais simples que nos propomos a fazer. O que nos move a cada dia é a vontade, o desejo e o sonho de oferecer sempre o que há de melhor para cada profissional. Parabéns aos Técnicos de Segurança do Trabalho e suas famílias, aos membros da diretoria da FENATEST, a toda equipe de trabalho, aos voluntários, amigos, fundadores e todos aqueles que já fizeram parte desta história. O trabalho continua e, com a graça de Deus, no próximo ano teremos ainda mais motivos para celebrar!”, completa.