Entidade Sindical Representativa da Categoria – Base Territorial Nacional Fundada em 10/05/1992
Registro no Mtb/AESB sob nº 24.000.04848/92 Código da Entidade Sindical nº 005.371.000-0 – CNPJ/MF 71.742.126/0001-80

Secretaria de Trabalho – FENATEST

  • 1. Sec. Gestão Administrativa
    * JOAO CARLOS FIGUEIRA
    – ANA PAULA LIMA LEYNDECKER
    – MARLENE DA LUZ
    – REINALDO DAS COSTA PEREIRA
  • 2.Sec. Financeira
    * ARISTEU LAZARO SALVADOR
    – MARCOS ANTONIO RIBEIRO
  • 3. Sec. Jurídica, Convenções Coletivas, Legislação e Patrimônio
    * JOAO JODACY BARBOSA DE QUEIROZ
    – WALTER DE SOUZA MONTEIRO
    – EDELTRUDO MALDONADO
    – CLEBEVAL EMIDIO
    – SEBASTIAO FERREIRA DA SILVA
    – ANTONIO TAVARES DA SILVA
    – SERGIO MIRANDA
  • 4.Sec. Formação, Qualificação e Eventos
    * JAZIEL ARISTIDES DE CARVALHO
    – JOSUE CORREA NASCIMENTO
    – IGOR XAVIER PEREIRA DA SILVA
    – JULIO JORDÃO
    – GERALDO ANANIAS PACHECO
    – COSMO PALASIO DE MORAIS JUNIOR
    – ELIZEU DE OLIVEIRA FREITAS
    – SELMA ROSSANA
  • 5.Sec. Comunicação e promoção
    * ALDEMIR ALMARAL MONTENEGRO FILHO
    – ANDRE LUIZ FERREIRA
    – EMERSON LUIZ DA SILVA
    – AMADOR CARLOS DOS SANTOS JUNIOR
    – OLIVIO GUSTAVO CONTE
    – HEITOR DOMINGUES DE OLIVEIRA
    – VALDIZAR ALBUQUERQUE
  • 6.Sec. Relações Institucionais e Sindicais
    * ADIR DE SOUZA
    – JUSSINETE CESAR DE OLIVEIRA
    – VALDIR OLIVEIRA DOS SANTOS
    – JORGE SANTOS SILVA
    – FRANCISCO BARBOSA DE SOUSA NETO
    – JOSE TELES DOS SANTOS
    – AMILTON DE JESUS ANTUNES
  • Conselho Fiscal
    – JORGE GIMENEZ BERRUEZO
    – MOACIR ODRIA RODRIGUES
    – JOSVALDO MARIA DOS ANJOS

Princípios:
a) Cada Secretaria de Trabalho será composta com um diretor Executivo e outros Diretores por habilidade, desejo em colaborar e/ou a
convite da Presidencia.
b) Não terá limite de participantes por secretaria desde que haja aplicação dos componentes.
c) Cada Diretor poderá compor até 3 secretarias simultaneamente, sendo titular de uma e colaborador nas demais secretarias.
d) A quantidade de Secretarias visa distribuir atribuições e responsabilidades para os 6 Diretores Executivos.
*Diretores Executivos Titulares das Secretarias (6).

1. Sec. Gestão Administrativa
(* JOAO CARLOS FIGUEIRA / ANA PAULA LIMA LEYNDECKER / MARLENE DA LUZ / REINALDO DAS COSTA PEREIRA)

Nº1 – Gestão Administrativa
1.1. Acompanhamento dos serviços prestados na FENATEST
1.2. Sistematizar estrutura de atendimento na sede.
1.3. Monitorar resultados de desempenho do conjunto de ações da Federação.
1.4. Coordenar as atividades operacionais administrativas de funcionários
1.5. Guarda dos arquivos da Sede – Controlar e arquivar Cartas e Ofícios e Atas e Documentos com função fiscal e Jurídica
1.6. Elaboração e guarda de Atas e Memórias de Reuniões da FENATEST na sede.
1.7. Implementar e monitorar política de filiação e manutenção da adesão dos filiados.
1.8. Manutenção do programa de banco de dados dos cadastros.
1.9. Acompanhar procedimentos operacionais de associação e emissão dos documentos pertinentes
1.10. Estabelecer critérios para compra de maquinas, equipamentos e moveis, materiais de escritório e limpeza
1.11. Suporte e apoio operacional a todas as comissões de trabalho
1.12.Propor políticas para Aposentados, Gêneros, Raça e Minorias da Categoria dos TSTs.

2. Sec. Financeira
(* ARISTEU LAZARO SALVADOR / MARCOS ANTONIO RIBEIRO)

Nº2 – Sec. Financeira
2.1.Preparação e apresentação do demonstrativo financeiros mensal.
2.2.Preparação e apresentação do demonstrativo financeiro anual.
2.3.Elaboração anual de plano orçamentário geral.
2.4.Estabelecer critérios de controle e recolhimentos dos tributos.
2.5.Dimensionar os custos dos passivos e ativos que se encontram sob judice.
2.6.Estabelecer critérios de registros e movimentação do caixa interno.
2.7.Planejar ampliação da base de receita com crescimento de 20% ao ano em relação ao plano orçamentário.
2.8..Atualizar dados cadastrais de contribuintes pessoas físicas e pessoa jurídica.
2.9.Mapear equilíbrio entre despesas e receitas.
2.10..Emissão de guias de contribuição: Associativa, Sindical-Pessoa Física e Jurídica.
2.11. Monitoração da contabilidade da FENATEST.
2.12.Gerenciar folha de pagamentos de funcionários e ajuda de custos de Diretores.
2.13.Viabilização de recursos para projetos de interesse da categoria

3. Sec. Jurídica, Convenções Coletivas, Legislação e Patrimônio
(* JOAO JODACY BARBOSA DE QUEIROZ / WALTER DE SOUZA MONTEIRO / EDELTRUDO MALDONADO / CLEBEVAL EMIDIO / SEBASTIAO FERREIRA DA SILVA / ANTONIO TAVARES DA SILVA / SERGIO MIRANDA)

Nº3 – Sec. Jurídica, Convenções Coletivas, Legislação e Patrimônio
3.1.Monitorar e emitir posição sobre os projetos de lei em tramitação nos níveis Municipais, Estaduais e Federais visando harmonização da Legislação prevencionista.
3.2.Acompanhar e promover a integração e harmonia das leis prevencionistas.
3.3.Monitorar e promover as competências e habilitações profissional dos Técnicos de Segurança.
3.4.Formular instruções técnicas sobre o exercício e competências técnicas da profissão TST.
3.5.Implementar sistemas de monitoração de processos administrativo e jurídico.
3.6.Estabelecer procedimentos para pedidos de fiscalização e de ações políticas de abordagens dos denunciados
3.6.Administrar o sistema operacional e acompanhamento das convenções coletivas da categoria onde couber.
3.8.Responder todas as indagações ou dúvidas jurídicas que forem encaminhadas a FENATEST
3.9.Orientar a boa pratica do sistema de homologação
3.10. Intercâmbio de informações com Entidades e DRT´s dos Estados
3.11. Sistematizar e otimizar critérios de elaboração e guarda de forma confiável dos documentos JURIDICOS da FENATEST.
3.12.Disponibilizar e ter conhecimentos das leis e normas e projetos de lei relativos a área de segurança e saúde no trabalho.
3.13. Administração e monitorar contratos
3.14.Monitorar o cumprimento de contrato de parceiros, nos quesitos de vencimentos e quitação.

4.Sec. Formação, Qualificação e Eventos
(* JAZIEL ARISTIDES DE CARVALHO / JOSUE CORREA NASCIMENTO / IGOR XAVIER PEREIRA DA SILVA / JULIO JORDÃO / GERALDO ANANIAS PACHECO / COSMO PALASIO DE MORAIS JUNIOR / ELIZEU DE OLIVEIRA FREITAS / SELMA ROSSANA)

Nº4 – Sec. Formação, Qualificação e Eventos
4.1. Difundir proposta de grade de curso de formação nas entidades de ensino que ministram cursos de formação de TST e interagir com MEC.
4.2. Otimizar cadastro dos cursos de formação de TST, ferindo as autorizações.
4.3. Acompanhar ao órgãos emissores, a operacionalização das entradas e entregas dos Registros.
4.4. Monitorar qualidade dos cursos de formação de TST
4.5. Estabelecer procedimentos para requerimentos de Registro Profissional junto ao MTE
4.6. Montar modelo de provão a exemplo de suficiência e disponibilizar para sindicatos e escolas de formação de TST
4.7. Fazer gestão junto aos Conselhos Federal de Educação sobre critérios e qualidade dos cursos.
4.8. Articular possível viabilização de emissão de registro nacional para a categoria com anuência do MTE.
4.9.Atualização cadastral dos cursos e eventos promovidos pelos SINTEST,s.
4.10.Articular e promover padronização dos cursos.
4.11.Mapeamento da demanda ou necessidade de treinamento.
4,12.Promover cursos nas regionais inorganizadas.
4.13.Cadastrar cursos ministrados por outras entidades para os TST.
4.14. Desenvolver cronograma sugestivo anual de seminários, encontros e congressos.
4.15. Desenvolvimento de projeto para implantação de cursos de especialização em etapas.
4.16. Viabilizar cursos de formação sindical e cidadania para os diretores da FENATEST E Sindicatos da Categoria.
4.17. Interagir junto aos vices presidentes regionais, sobre a programação organização e logística dos eventos,
4.18. Catalogar dos temas das palestras técnicas para disponibilizar.
4.19. Providenciar confecção de folder ou aviso dos seminários e baners, quando realizado pela FENATEST..
4.20. Providenciar logística, som e vídeo para os grandes eventos.
4.21. Desenvolver apostilas de treinamento, para servir de referência.
4.22 Coordenação e Planejamento de eventos na Sede.
4.23. Viabilização de suporte e participação nos grupos técnicos de estudo com cadastro e calendários de atividades.

5.Sec. Comunicação e Promoção
(* ALDEMIR ALMARAL MONTENEGRO FILHO / ANDRE LUIZ FERREIRA / EMERSON LUIZ DA SILVA / AMADOR CARLOS DOS SANTOS JUNIOR / OLIVIO GUSTAVO CONTE / HEITOR DOMINGUES DE OLIVEIRA / VALDIZAR ALBUQUERQUE)

Nº5 – Sec. Comunicação e Promoção
5.1. Promover elaboração e divulgação de informativos eletrônicos e impressos.
5.2. Planejar e manter atualização do SITE.
5.3. Interagir com atividades das assessorias de imprensa especializada e grande imprensa.
5.4. Elaborar relising para imprensa quando necessário
5.5. Envio periódicos de torpedos na rede.
5.6. Buscar inserção de notícias nos jornais e imprensa de grande circulação.
5.7.Otimizar mecanismos de comunicação interna.
5.8.Separar e fazer correção dos textos e matérias previamente entes da divulgação.
5.9. Classificar e distribuir imagens para publicação
5.10. Divulgação dos eventos
5.11. Promover entrevistas internas e externas para gerar matérias
5.12. Desenvolver parcerias comerciais, por segmentos de produtos e serviços de comunicação
5.13. Cadastrar potenciais parceiros e buscar aproximação com abordagens
5.14.Promover modernização da logomarca da FENATEST e fazer gestão do seu uso.
5.15.Planejar e desenvolver campanhas temáticas de interesse geral da categoria.
5.16.Manter interlocução com as redes sociais e grupos para difusão das campanhas.
5.17.Mapear, priorizar e propor as demandas que justificar campanhas.
5.18.Interagir com as grandes mobilizações sindicais e sociais de interesse da categoria.
5.19.Avaliação periódica do nível de satisfação dos SINTEST,s e parceiros.
5.20.Fazer gestão e socializar os índices acidentários Nacional.
5.21.Pesquisar e socializar os índices acidentários internacionais.
5.22. Cadastramento da Categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho.
5.23.Mapear os indicadores econômicos relacionados com a SST, com seus impactos financeiros.

6.Sec. Relações Institucionais e Sindicais
(* ADIR DE SOUZA / JUSSINETE CESAR DE OLIVEIRA / VALDIR OLIVEIRA DOS SANTOS / JORGE SANTOS SILVA / FRANCISCO BARBOSA DE SOUSA NETO / JOSE TELES DOS SANTOS / AMILTON DE JESUS ANTUNES)

Nº6 – Sec. Relações Institucionais e Sindicais
6.1. Estabelecer, fomentar relações interinstitucionais do FENATEST com Entidades Sindicais de outras categorias
6.2.Assegurar a representatividade da FENATEST.
6.3. Atuar junto as Centrais Sindicais na defesa dos objetivos dos interesses da categoria dos TST`s.
6.4. Difundir os conhecimentos sobres as tendências do movimento sindical junto a diretoria da FENATEST.
6.5. Mapear políticas de prevenção de acidentes de trabalho nos serviços publico visando empregabilidade dos TST.
6.6. Dimensionar a participação dos TST nas construções e reformas das NRs, normas técnicas e acordos tripartites.
6.7. Implementar mecanismos de mobilização da categoria dos TST nos projetos de lei, nos três níveis do Governo, relativa a SST.
6.8. Representar a FENATEST nas Centrais Nacionais de trabalhadores e Federações Nacionais.
6.9. Buscar revogação de todos os atos políticos, leis, normas e ações que retiram emprego do TST
6.10. Desenvolver parceiros.
6.11. Monitoração dos projetos de lei de interesse da categoria.
6.12. Divulgar aos diretores da FENATEST todas alterações que ocorrerem nas Nrs, ABNT e outras legislações.
6.13. Participação dos acordos tripartite, referente a SST estimulando aplicação de causas sobre SST.
6.14.Revisar e difundir o código de ética provisório dos Técnicos de Segurança do Trabalho até a regulamentação do conselho.
6.15.Propor procedimento ético com base no estatuto, sobre condutas da Diretoria e de Profissionais representados.
6.16.Promover fóruns sobre desvio ético de condutas.
6.17.Participar com a Diretoria Executiva, nas ações internas de conflitos, quando requisitado pelo Presidente, emitindo parecer.
6.18.Planejar e promover as ações estratégicas para regulamentação do Conselho de Classe dos Técnicos de Segurança.

ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS – Competência da diretoria executiva