Entidade Sindical Representativa da Categoria – Base Territorial Nacional Fundada em 10/05/1992
Registro no Mtb/AESB sob nº 24.000.04848/92 Código da Entidade Sindical nº 005.371.000-0 – CNPJ/MF 71.742.126/0001-80

Sindicato dos técnicos de segurança do trabalho do Estado do SERGIPE realiza em novembro o 1⁰ CONGREST

Com uma proposta multidisciplinar, o CONGREST ultrapassa fronteiras corporativas e acadêmicas ao reunir especialistas das mais diversas áreas, Técnicos, Engenheiros, Médicos, Enfermeiros, Ergonomistas, Professores, Higienistas Ocupacionais, Gestores, Juristas e Pesquisadores para um diálogo coletivo em torno das grandes temáticas que permeiam o mundo do trabalho. Este projeto, que será oficializado nos dias 13 e 14 de novembro no Centro Universitário Pio Décimo, situado à Av. Presidente Tancredo Neves, 5655, bairro Jabotiana, em Aracaju/SE, será de construção de conhecimento, inovação e valorização profissional, onde a troca de experiências nos permitirá absorver interpretações práticas para os desafios da atualidade.

Em Sergipe, o CONGREST consolida-se como referência regional, demonstrando que a união e o comprometimento das categorias podem transformar realidades, fortalecer políticas públicas e inspirar novas práticas de prevenção. Em âmbito nacional, o projeto tende a se destacar como uma iniciativa pioneira, capaz de influenciar debates, estimular a pesquisa e promover a integração entre ciência, gestão e sociedade. Trata-se, portanto, de um movimento de consciência coletiva, um chamado à responsabilidade compartilhada e à valorização do ser humano no trabalho.

“O Brasil, embora avance em tecnologia, ainda retrocede quando o assunto é prevenção. Continuamos a lamentar vidas perdidas, profissionais adoecidos e famílias destruídas por acidentes que poderiam, e deveriam ter sido evitados. Essa foi a realidade que nos motivou a idealizar o CONGREST: A convicção de que não podemos mais aceitar o descaso travestido de rotina, nem a omissão mascarada de burocracia”

“Sou Técnico de Segurança do Trabalho, e como tantos outros colegas de profissão, vi de perto a dor que nasce da negligência. Assisti trabalhadores lutando para sobreviver em ambientes hostis, e convivi com profissionais desmotivados diante de sistemas que ignoram a importância da vida. Vi a prevenção ser tratada como custo desnecessário, quando na realidade, falamos de investimento, dignidade e justiça social”

“Estamos diante de um país carente de políticas sólidas, de gestores comprometidos e de uma cultura que valorize a vida acima do lucro. Mas acredito que a mudança é possível, pois ela começa quando profissionais se unem em torno de um propósito comum, quando a prevenção deixa de ser uma obrigação, e passa a ser um legado”

Mais informações: https://doity.com.br/1-congrest-sergipe

Sandro de Menezes Azevedo
Presidente/SINTEST-SE
Presidente/ASPROTEST
Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional/FENATEST
Idealizador/CONGREST/FES

Fonte: SINTEST-SE

#abrilverde